Aquele papo do cafézinho…

Aquele papo do cafézinho…

Antes de falar no cafezinho com os colegas que está tudo difícil, que o mercado está uma droga, que você não consegue vender, deixe-me mostrar alguns dados sobre negociação e vendas, que talvez você desconheça:

– Apenas 2% das negociações são fechadas no primeiro encontro;

– 90% dos vendedores não utilizam todos os materiais de marketing disponíveis;

– 20% das negociações são fechadas depois de 1 ano após o primeiro contato;

– 18% das vendas são perdidas justamente na hora do FECHAMENTO do negócio;

Vivemos uma crise sim, mas, uma crise de vendedores, de líderes de vendas incapazes de aproveitar oportunidades de negócios justamente durante os tempos mais sombrios.

Segundo a OMC – Organização Mundial do Comercio – o Brasil é o 56º país no ranking de mão de obra no mundo. Por isso mesmo cerca de 47% dos clientes estão comprando de vendedores RUINS, a famosa compra por osmose.

É factível imaginar que, muitas vezes, você pode estar numa crescente, enquanto o mercado está estagnado. O que eu quero dizer é que não adianta olhar para o mercado sem antes olhar para o espelho e se perguntar: “Estou realmente fazendo tudo que está ao meu alcance para melhorar como profissional?”

Dias difíceis são ideais para separar os homens, dos meninos; os aventureiros, dos verdadeiros profissionais.

O historiador suíço Jean Charles Sismondi foi o primeiro a desvendar os ciclos econômicos. Para ele, a economia funciona como um Ioiô: ora cresce, ora retrai.

“OK, PANCINHA, MAS, COMO FAÇO PARA SAIR DA AREIA MOVEDIÇA?”

Eu não vou dar uma de evangelizador ou de motivador de araque, dizendo que você deve ser positivo, acordar cedo todos os dias e agradecer aos céus por estar vivo. Do meu jeito, vou te ensinar 4 técnicas para melhorar seus resultados e fazer você ganhar dinheiro.

4 TÉCNICAS PARA APLICAR AMANHÃ MESMO E COMEÇAR A VIRAR O JOGO

  1. Prospectar duas vezes mais – Nesse momento o time todo deve estar apto a passar mais tempo ligando, mandando e-mails, visitando e mandando SMS. Esse é um tempo de guerra, não existe descanso, pois todos estão tentando tirar dinheiro do cliente, mas só alguns vão conseguir.
     
  2. Promoções inteligentes – Dólar subiu? VIVA! Uma baita oportunidade para vender para quem tem dinheiro. Lembre-se: na crise, os endinheirados saem às compras.
     
  3. Treinamento – Sua equipe está com mais tempo agora? Treine seu time, recicle, faça provas de conhecimento e simule apresentações de vendas. O número de vendedores que ficam em seus computadores sem falar com nenhum HUMANO é incrível. Além disso, se você não treinou quando a coisa estava boa, agora é o momento de apostar. Sua equipe precisa de motivação inteligente e nada melhor do que um treinamento para dar um gás na galera.
     
  4. Seja RÁPIDO – Proposta para ontem, e-mail para ontem, visita para ontem. Nessa época, clientes estão muito sensíveis e propensos a desistência por qualquer falha mínima. Economize o tempo do cliente, não ache que ela vai esperar você, antecipe-se!

A propósito, decidi trocar meu plano de saúde este mês e fui atrás de opções. Já se passaram 20 dias desde o primeiro contato com uma empresa e o corretor ainda não me enviou a proposta alterada. O nome dele é Jovanildo, compartilhem esse texto para ver se ele lembra que eu ainda existo, salvem uma venda. Crise, né? Ah Jovanildo…

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